segunda-feira, 2 de março de 2009

Dinâmica de grupo - Eixo principal: os valores verdadeiros



Qual o tamanho do círculo?

Objetivo: Valorização do outro, da família, importância do ser.

Estratégia: 

  • Distribuir caneta e papel para os alunos.
  • Pedir para cada um desenhar um círculo na sua folha.
  • Pedir para cada um escrever “o que” ou “quem” colocaria dentro do circulo desenhado na folha, e “o que” ou “quem” colocaria fora do círculo.
  •  Debate: discussão no grupo sobre as conclusões que se pode tirar da dinâmica;Partilhar no próprio grupo o que  e quem colocou fora e dentro do círculo respectivamente, como se sentiu em relação à escolha? E outras observações sobre a dinâmica.

Ler para todos o texto: “Qual o tamanho do círculo”:

         Quanto da nossa vida é gasto em manter os outros fora dela. Quartos e casas particulares, clubes e escritórios, estradas e praias. Em todos, o objetivo é o mesmo: “Isto não é propriedade sua. É minha. É proibido a entrada”.

         Naturalmente, num certo sentido, todos têm a necessidade de um círculo que mantenha o mundo à distância. Todos nós precisamos de lugares de refúgio. Todos nós somos porcos-espinhos e nossos espinhos são menos incômodos se temos um pouco de espaço em volta de nós.

         Mas há outro sentido em que um tamanho de um ser humano pode ser medido pelos círculos  que ele traça para envolver o mundo. Algumas pessoas são demasiado pequenas para traçar um círculo maior do que elas próprias. A maioria vai um pouco mais longe e inclui suas famílias. Outras ainda traçam a linha nas bordas de sue grupo social ou partido político, sua própria raça ou cor, sua própria religião ou nação. São muitas as que possuem a grandeza de interesse e de compaixão para lançar um círculo suficientemente grande para envolver a todos.

         Quanto maior o círculo, maior a pessoa. E quanto menor o círculo, mais mesquinha é a pessoa. A pessoa forte não tem medo de pessoas diferentes dela, e a pessoa sábia acolhe essa gente com prazer. Se nada mais sabe, ela sabe que os seres humanos não têm onde viver a não ser na terra, e que se não quisermos morrer juntos, teremos que aprender a viver juntos. Mas a pessoa sábia, provavelmente, também sabe que quando traça um círculo excluindo seu irmão, faz menos mal a seu irmão do que a sim mesma. Ela se coloca em reclusão solitária e fecha a porta de dentro. Nega a si mesma. Empobrece seu espírito, endurece seu coração, atrofia seus sentimentos.

         Quando uma pessoa sábia menciona seu irmão, não traça um círculo menor do que o primeiro que já foi traçado na terra. No princípio, Deus deu ao mundo sua forma. Ele o fez redondo.

 Culminância:

  • Confecção do cículo da sala, quem  ou que todos nós gostaríamos de colocar no círculo.

Avaliação: Participação dos alunos ao compartilhar experiências e resultado do círculo.

2 comentários:

  1. Xênia, muito bom seus textos, viu =)
    Muitos com certeza passam por aqui, porém entram quetos e saem calados.

    Continue assim. Beijos!

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  2. Parabéns, gostei muito, sou professora de Ensino Religioso e vc sabe que a grande referencia dessa disciplina são os valores, encontrei uma riqueza muito especial aqui, gostei muito!

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